JAVA pra quem inicia! – Parte 3

13, fevereiro 2007 at 9:16 pm 5 comentários

Mais uma atualização descrevendo meus estudos. Pretendo postar todo o meu progresso. Continuo a executar mais alguns exemplos de JAVA e irei compartilhar aqui no blog. Como havia mencionado no post anterior(JAVA pra quem inicia! – Parte 2), estou fazendo um exemplo simples de Chat. É lógico que a 80% do código estava na apostila mas estou tentando melhorar o exemplo. Vale lembrar que com a experiência adiquirida, já consigo ler esse código, entender de onde surgi cada variável, atributo e cada método. Também é muito importante lembrar das especificações que torna a linguagem JAVA tão interessante e usual. Seguir as convenções que os programadores mais experientes seguem é muito importante.
Fiz duas classes, uma Servidor.class e outra Cliente.class, e fazem o simples serviço do servidor estânciado repetir a linha digitada no cliente. Segue abaixo as linhas de código que eu imlpementei:

Servidor.class

import java.net.*;
import java.io.*;
public class Servidor {
public static void main(String[] args){

try{
ServerSocket server = new ServerSocket(18981);
System.out.println(“Porta 18981 aberta!”);
// aceita a conexao
Socket client = server.accept();
System.out.println(“Nova conexao com o cliente ” + client.getInetAddress().getHostAddress());
// cria buffer de leitura
BufferedReader in = new BufferedReader(new InputStreamReader(client.getInputStream()));
while(true){
String linha = in.readLine();
if(linha == null){
break;
}
System.out.println(linha);
}
// fecha tudo
in.close();
client.close();
server.close();
}catch(IOException ex){
System.out.println(“Ocorreu um erro na conexao!”);
ex.printStackTrace();
}
}
}

Cliente.class

import java.net.*;
import java.io.*;
public class Cliente {
public static void main(String[] args){
try{
//conectar ao servidor
Socket client = new Socket(“127.0.0.1”, 18981);
System.out.println(“O cliente se conectou ao servidor!”);

//prepara para a leitura da linha de comando
BufferedReader in = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));
PrintWriter out = new PrintWriter(client.getOutputStream(), true);
while(true){
String linha = in.readLine();
if(linha == null){
break;
}
out.println(linha);
}
in.close();
out.close();
client.close();
}catch(IOException ex){
System.out.println(“Ocorreu um erro na conexao com o servidor”);
ex.printStackTrace();
}
}

}
Gostaria de mencionar que todos os exemplos que eu executo tem uma pitada de dicas da Caelum. Estou estudando JAVA em cima das apostilas deles que estão disponíveis no próprio site. Recomendo a apostila pra quem inicia.

Se alguém quiser dar opiniões, críticas e sugestões seria perfeito. Eu topo novas idéias pra ver até onde esse Chat pode chegar. Por enquanto só tenho código em JAVA mas se alguém tiver uma proposta para expandir, estou dentro!

Até mais.

Entry filed under: Estudos, FATEC, JAVA, Software, Tecnologia.

JAVA pra quem inicia! – Parte 2 Pascal – o básico!

5 Comentários Add your own

  • 1. Ana Pratalli  |  16, fevereiro 2007 às 12:04 pm

    Passei aqui pra lhe desejar um ótimo Carnaval! 🙂

    Responder
  • 2. Victor de Souza Couto  |  16, fevereiro 2007 às 8:08 pm

    Feliz Carnaval para você também Ana.
    Feliz Carnaval para todos os leitores do meu blog.

    Abraços

    Responder
  • 3. Isabelle  |  17, maio 2007 às 1:07 am

    Boa Noite!!!

    Estou tentando programar em Java, mas não estou conseguindo, e sei que deve ser simples.
    Tive uma aula, onde o professor nos pediu que fizesse um programa em java com apenas 2 botoes onde clicando em um deles (um Celsius e o outro Fahrenheit) apareceria no campo ao lado o valor digitado na escala Celsius ou vice versa. Vc poderia me ajudar a fazer esse programa??

    Desde já agradeço,
    Isabelle

    Responder
  • 4. Victor de Souza Couto  |  17, maio 2007 às 2:42 am

    Olá Isabelle,

    confesso a você que não deve ser nada complicado programar em Java. Estou iniciando também, e para confessar a você, posso tentar te ajudar!!! Será um desafio para mim também.
    É esse o foco do meu blog, incentivar a pesquisa e compartilhar o conhecimento.
    Lhe indico um site de uma escola ótima de Java.
    http://www.caelum.com.br/
    Neste endereço você encontrará algumas apostilas disponíveis para download, lhe ajudaram com certeza.
    Acesse também fóruns de Java, como o GUJ:
    http://www.guj.com.br/
    Tentarei lhe deixar mais informada, e se eu puder lhe ajudar em mais alguma coisa, estarei a disposição.

    Até mais Isabelle.

    Responder
  • 5. Ênio  |  19, setembro 2010 às 11:45 am

    Olá Victor, sou novato com Java mas estou gostando muito.
    Sei que a minha dúvida é muito simples para todos vocês mas no início é assim mesmo.
    Gostaria de saber como monta o servidor para colocar o Servidor.class e o Cliente.class. Tentei montar um servidor com Tomcat 7.0 e depois com XAMPP mas não consegui até agora por falta de conceito. Pode ser qualquer outro servidor também. O meu objetivo é ver a aplicação rodando na mesma estrutura que o provedor internet espera os arquivos, ou seja, preciso montar o servidor em minha máquina local e colocar no ar antes de enviar para um provedor da internet senão eu vou pagar e perder muito tempo e dinheiro já que não consigo fazer isso sozinho.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2007
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

Most Recent Posts


