Pascal – o básico!

17, fevereiro 2007 at 1:03 am 14 comentários

Irei postar alguns exercícios das minhas aulas de programação, lá da Federal. Penso que o blog é uma ótima ferramenta para o dinamismo no ensino. Alguns colegas de classe estão vendo programação pela primeira vez e começar com uma das linguagens mais tradicionais seria riquíssimo para o aprendizado deles e para pegar experiência com desenvolvimento de sistemas.
Como já conheço algumas linguagens e experiência acadêmica com lógica de programação, fazer esses exercícios não causaram maiores complicações, e passo a passo vou fazendo novos exercícios cada vez mais complicados.
Vou colar o código aqui no blog para que meus colegas de classe comparem e solucionem dúvidas. Estarei a disposição para ajudá-los:

Exercício 1: Atribuições de valores simples e operadores matemáticos.

Entrar via teclado com a base e a altura de um retângulo, calcular e exibir sua área.

======CÓDIGO FONTE=========

Program Ex01;

Uses
Crt;

Var
base,altura,area : Real;

Begin
ClrScr;
Write(‘Digite o valor da base: ‘);
ReadLn(base);
Write(‘Digite o valor da altura: ‘);
ReadLn(altura);
area := base * altura;
WriteLn(‘A altura vale: ‘,area:4:1);
ReadKey;
End.

======CÓDIGO FONTE=========

Todo código postado foi devidamente testado, mas claro que como sou humano, erros podem ter ocorrido e ficarei grato se mencionarem aqui mesmo no meu blog.
Como disse esses posts serão bem básicos com caráter didático, voltado para meus colegas de classe que estão iniciando e para demais pessoas com primeiras experiências com a linguagem Pascal.
Irei continuar postando códigos de JAVA. Deixarei expresso todo meu progresso com os estudos. Pretendo também postar exercícios de HTML e CSS, mas são aulas para depois do carnaval.

Abraços, espero ter ajudado.
Até mais.

Entry filed under: CEFET, Estudos, Pascal, Software, Tecnologia.

JAVA pra quem inicia! – Parte 3 Garimpar Favoritos – Brazuca na área

14 Comentários Add your own

  • 1. Adriano Moreira  |  20, fevereiro 2007 às 8:14 pm

    boa iniciativa,

    só uma dica tente usar algum destes plugins para deixar seu código mais legivel

    http://codex.wordpress.org/Plugins/Syntax_Highlighting

    ex: http://www.devel.narrabilis.com/posts/5

    Responder
  • 2. Victor de Souza Couto  |  21, fevereiro 2007 às 6:10 pm

    Adriano Moreira,

    obrigado pela dica, irei ler sobre esse plugin e providenciarei a implementação desses syntax highlightings aqui no blog.

    Abraços

    Responder
  • 3. dprogrammer  |  23, fevereiro 2007 às 3:32 am

    Maneira essa sua iniciativa, parabéns.

    sobre o plugin, não dá para instalar no wordpress.com, só se vc instalar o blog, que vc pega no wordpress.org, em um servidor de hospedagem.

    uma saída poderia ser você colocar o código no Pastebin.com
    http://dprogrammer.wordpress.com/2006/06/09/pastebincom/

    aí vc coloca o código como já faz e disponibiliza um link com o código formatado.

    cadastrei esse exemplo aí no pastebin.com
    http://pastebin.com/887025

    Responder
  • […] Pascal – o básico! Esse é o primeiro post da série. […]

    Responder
  • 5. Diego Ribeiro de Camargo Grácio  |  15, março 2007 às 1:34 am

    Cara vc naum tem noção acabei de começar a faculdade de Ciencia da Computação…

    E mano to tentando mexer nesse pascal e estou fikando desesperado, não estou conseguindo mexer.

    Precisava que vc me desse um Help pelo amor de Deus

    Meu orkut é Diego Grácio

    Responder
  • 6. Victor de Souza Couto  |  15, março 2007 às 6:44 pm

    Diego,

    ultimamente estou sem conexão a internet, mas sempre que possível estarei a ouvidos para lhe ajudar.

    Indico que continue a pesquisar na internet, com certeza todas suas dúvidas estão na internet. Continue conferindo aqui no meu blog por matérias, esse éo meu intuito, disseminar um pouquinho mais a minha experiência acadêmica e profissional.

    Tenho vontade em breve, montar alguma ferramenta ou algo parecido, para entregar novatos a esse mundo de desenvolvimento de soluções para sistemas.

    Até mais cara.

    Responder
  • 7. Cheyla Batista  |  19, abril 2007 às 1:34 pm

    oi

    Responder
  • 8. wisley faraiz  |  10, setembro 2007 às 6:07 pm

    so meu, faço sistemas e qria saber se tu poderia me dizer q operador uso para fazer exponenciação???
    pq naum é o mesmo do turbo pascal, e tbm naum qro ter q fazer um laço d repetiçAO pra tr q achar um numero qualqr elevado a um outro!!
    so se puder me manda a dica
    winigma@gmail.com

    Responder
  • 9. davidson  |  24, novembro 2007 às 3:21 am

    se fosse possível eu queria a resposta de um exercício de pascal.
    lá vai…
    elabore um programa em pascal que utileze vetores,tenha um menu e pelo menos quatro procedimentos .

    Responder
  • 10. marito  |  13, junho 2008 às 6:01 pm

    kra to inciando e gostaria de saber se vc tem mais desses exercicos para me passar
    me add no msn
    procuro exercicios para java tb

    Responder
  • 11. Armando  |  2, outubro 2009 às 7:11 am

    Come mano passe me algumas dicas passo a passo tou iniciando o pascal 7.0 gostaria k me desses uma ajuda aquele abraco

    Responder
  • 12. MARCOS JOSÉ  |  18, agosto 2010 às 4:47 pm

    gostaria de uma ajuda como to iniciando nessa programção como faço para fazer tres porogrmas no pascal sendo que o primeoro é : escrever um programa em pascal que escreve a soma dos numeros pares entre 0 e 30;
    2 — escrever um programa pascal que le 10 valores, um de cada vez, e encontra e escreve o maior deles.
    3 – escrever um programa pascal que le 5 valores para a, um de cada vez e conta quantos desses valores são negativos, escrevendo essa informação.

    grato

    Responder
  • 13. erick  |  28, novembro 2010 às 2:49 pm

    Por favor, eu gostaria da resolução de 2 exercícios se o senhor puder me ajudar eu agradeço se não puder eu também sou grato pois estes exercícios postado já me ajudaram muito na linguagem pascal .Os exercícios são:

    1º-Escrever um programa PASCAL que leia quatro (04) valores inteiros e, para cada um dos valores imprima:

    -o valor lido;

    -o quadrado do valor;

    -o cubo do valor.

    2º-fazer um programa para calcular a média aritmética de 20 alunos. Utilizando o comando FOR.

    EMAIL: erick379@hotmail.com

    Obrigado pela atenção.

    Responder
  • 14. Jean  |  14, junho 2011 às 1:02 am

    Ola tambem inicio o curso de engenharia de produção em software mas acho que posso dar uma luz ja que tenho contato com programacao

    repondendo um dos comentarios…
    sqr serve para elevar a segunda potencia e sqrt seria a raiz quadrada…

    Iniciando um programa se da o nome {obs nao esqueser de fechar a linha com o ponto e virgula ( ; )}

    Ficara assim no pascal

    Progam teste;

    {obs nao pode se começar com caracter especial ou numero tera de ser letra o primeiro caracter}

    depois definiremos as variaveis, que se trata do espaço da memoria que recebera os valores ou conteudo {obs em uma variavel temos apenas duas acões escrever e ler se escrevemos em uma variavel que ja contenha valor, o anterior se perdera e ela passara a ter valor atual no pascal ficara assim

    var
    nome1,nome2 : char ;

    {obs separamos as variveis com virgula e depois colocamos dois pontos ( : ) em seguida determinamos o tipo de conteudo que a variavel recebera
    ex : real (numeros reais), char(caracteres), integer (inteiros), string[ ](caracteres mas voce pode determinar o numero limite colocando valor entre cochetes) …}

    apos isso iniciamos o programa em si (o que ele fara)assim:

    begin {obs nao tem ponto e virgula}

    entrada pelo teclado o mesmo que conheça fulano fica assim:

    readln(nome1);
    {conheça nome1 — obs nessa linha o programa pede o que vai ser posto na variavel}
    readln(nome2); {conheça nome2}

    agora mostramos na tela o resultado assim:

    writeln(nome1);
    writeln(nome2);

    damos uma pausa para o usuario ver o reaultado na tela se nao colocar fechara o programa, colocamos a pausa assim:

    readkey;

    finalizamos o programa assim:
    end. {obs agora é ponto final}

    E claro que poderia incrementar mais coisas mas achei melhor colocar a base para inicio espero ter ajudado na compreenção.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2007
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

Most Recent Posts


