Pascal – o básico! – Parte 18

22, fevereiro 2007 at 4:57 pm 4 comentários

No último exercício da saga funções aritméticas simples da lista do berga, vamos calcular um sistema de compra. Serão digitados valores de 5 compras e vamos imprimir na tela o total a pagar. Após a impressão entraremos com o valor em dinheiro para pagar a conta. No final será impresso o troco do cliente. Neste exemplo ainda não iremos tratar o caso do cliente entrar com um valor abaixo do total a pagar, o que aconteceria um erro. Mais a frente trataremos esses tipos de erros com exercícios mais completos com outros recursos.

==========código fonte==========

Program Ex18;

Uses
Crt;
Var
compra1,compra2,compra3,compra4,compra5,totalAPagar,pagamento,troco : Real;

Begin
ClrScr;
Write(‘Digite o valor da compra 1:’);
ReadLn(compra1);
Write(‘Digite o valor da compra 2:’);
ReadLn(compra2);
Write(‘Digite o valor da compra 3:’);
ReadLn(compra3);
Write(‘Digite o valor da compra 4:’);
ReadLn(compra4);
Write(‘Digite o valor da compra 5:’);
ReadLn(compra5);
totalAPagar:=compra1+compra2+compra3+compra4+compra5;
WriteLn(‘Total a pagar: R$’,totalAPagar:4:2);
Write(‘Digite o valor para efetuar o pagamento:’);
ReadLn(pagamento);
troco:=pagamento-totalAPagar;
WriteLn(‘Troco: R$’,troco:4:2);
ReadKey;
End.

==========código fonte==========

Visite o Blog ChaVerde de André Burgos:
Blog Cha Verde

Entry filed under: CEFET, Estudos, Pascal, Software, Tecnologia.

Pascal – o básico! – Parte 17 Pascal – o básico! – RESUMO

4 Comentários Add your own

  • 1. euuuu  |  8, dezembro 2007 às 2:50 am

    ae cara tenho uma duvida

    WriteLn(’Total a pagar: R$’,totalAPagar:4:2);

    WriteLn(’Troco: R$’,troco:4:2);

    pq vc coloca este 4:2 dps ? nao entendi o pq… eu fiz sem e deu na mesma… qual seria a diferença ? vlew

    Responder
  • 2. Henrique  |  27, fevereiro 2008 às 7:56 pm

    ai vcccccccc
    o 4:2 esse 4 eu naum sei pra q é tbm não
    mas o 2 é o numero de casas q irá aparecer apos a virgula
    1,22 ou 2,33.
    Obrigado

    Responder
  • 3. Victor de Souza Couto  |  27, fevereiro 2008 às 11:51 pm

    Olá Henrique,

    o “4” seria um espaço reservado para a máscara.
    Por Exemplo:___9,00
    Por Exemplo:__99,00
    Por Exemplo:_999,00
    Por Exemplo:9999,00

    Entendeu?
    Eu acho que num dá erro entrar com um número maior, ele aumenta sozinho!

    Cara, tu já tem um bom conhecimento de desenvolvimento então! Bem legal.
    Eu fiz uma trajetória parecidíssima com a sua, escola técnica e faculdade agora.
    Também tenho um certo conhecimento em Java, e vou te dizer, dá pra ganhar dinheiro com isso viu. Não fixando em uma tecnologia, mas vejo maior possibilidade de soluções com esta plataforma.

    Conhece Linux tbm!?!?!? Estou fuçando a distribuição Fedora 8. Estou tentando montar um ambiente de desenvolvimento Java totalmente FREE. Estou trabalhando com Fedora 8 + Eclipse Europa + Tomcat 6.x para aplicações web.

    Boa sorte no estágio, e vamos manter contato. Eu ainda num achei a solução pro Pascal(hehehe), estou meio atolado de pesquisas para fazer sobre Java.

    Abraços Henrique.

    Responder
    • 4. pedro  |  27, setembro 2010 às 2:53 am

      A questao do 4:2 é que…

      Quatro casas antes da virgula e 2 depois da virgula…

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2007
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

Most Recent Posts


