Cliente colaborativo

16, março 2007 at 7:43 pm 3 comentários

Extremamente importante para o desenvolvimento de um sistema. Pena que é algo cada vez menos encontrado no mercado.  Talvez pela dificuldade de concretizar uma fidelidade tão grande com o cliente e conseguir total compreensão do mesmo. É fato que existem empresas que diretamente ou indiretamente também quebram vínculos de proximidade com o cliente transformando a colaboração algo mais complicada.

Acredito que o ponto forte de tornar o cliente a parte mais importante no desenvolvimento da solução é o feedback constante.  Nossas necessidades mudam constantemente e o feedback é a prática indispensável no desenvolvimento.

Tornar o cliente em uma peça colaborativa com certeza traz um laço de amizade, importantíssimo para o networking.

Uma dica é pesquisar sobre métodos, práticas e inovações para tornar esse processo mais simples e eficaz em nossos projetos.

Metodologias ágeis, como eXtreme Programing, possuem inúmeras técnicas que tornam de um cliente a um fundamental colaborador.

Anúncios

Entry filed under: Corporativismo, Postura Profissional, Software.

eXtreme Programing: Programação Pareada Gestão da Qualidade: Ferramenta 5S

3 Comentários Add your own

  • 1. Felipe Ranieri  |  16, março 2007 às 8:33 pm

    É difícil mesmo mostrar para um cliente que imprevistos acontecem, que as vezes o q ele deseja é inviável, etc etc…
    Mas quando isso é alcançado, com certeza o projeto anda bem e além de um cliente vc adiciona alguém ao seu networking e troca experiências muito boas de trabalho.

    Abraços meu garoto!!

    Responder
  • 2. Rodrigo Lima  |  17, março 2007 às 4:51 pm

    Excelente observação Victor.

    A proximidade com o cliente deixa o nosso trabalho mais transparente, o que é muito benéfico para profissionais e empresas éticas e responsáveis.

    Mas é preciso tomar cuidado com a amizade entre cliente e fornecedor, pois há um estreito limite entre a compreensão e o nepotismo (nas duas partes), o qual todos nós temos que estar sempre atentos a fim de garantir o sucesso do projeto.

    Grande Abraço

    Responder
  • 3. Victor de Souza Couto  |  18, março 2007 às 9:03 pm

    É Felipe,
    existem inúmeras práticas para manter o relacionamento sadio com o cliente e aproveitar ao máximo o networking adiquirido.
    É importante nos mantermos alertas para esse diferencial.

    Concordo com você Rodrigo, e reforço que realmente é necessário tomar cuidado para que a prática de manter um cliente contribuinte não se torne um ato regressivo.
    Obrigado pela opinião colegas.

    Até mais.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

março 2007
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: