Gestão da Qualidade: Ferramenta 5S

26, março 2007 at 2:26 pm 16 comentários

Neste post será debatido um tema interessantíssimo para a área de TI. A gestão da qualidade e um pouco da sua complexidade utilizando a ferramenta 5S, uma das inúmeras metodologias aplicadas para se alcançar a qualidade no serviço/produto.

Geralmente nos comportamos como maus clientes, não exigimos um bom serviço prestado. Citarei alguns exemplos: atendimento demorado em uma loja, serviço de atendimento ao cliente via secretária eletrônica, erros constantes de pedidos, entre outros.

Somos bastante tolerantes, mas ser tolerante não pode anular nossa crítica, educadamente devemos referenciar um bom atendimento, auxiliar as entidades com nossas inovadoras sugestões, seguir a cartilha do consumidor.

Por outro lado, ultimamente estive na posição de fornecedor. Confesso, foi nada fácil lidar com clientes. Desde então, tomei minhas atenções para a qualidade do meu serviço/produto. É verdade também que estou fazendo um trabalho sobre o assunto para a faculdade, o que exigiu mais informações para o momento.

Quando pensei em qualidade pensei em algumas situações mágicas: não errar, eficiência, custo, objetivo… Ilustraria uma lousa, acredite.

A única saída seria utilizar uma ferramenta, uma metodologia e segui-lá com toda disciplina. Hoje falaremos sobre o 5S (cinco sensos).

O 5S é composto por cinco palavras japonesas, ou melhor, cinco sensos que começam com a letra “S”:

  • Seiri
  • Seiton
  • Seisso
  • Seiketsu
  • Shitsuke

É importante seguir esta ordem listada, perceba com o significado de cada uma:

  1. Seiri (Senso de separação, NECESSÁRIO x DESNECESSÁRIO);
  2. Seiton ( Senso de organização, ordenação, sistematização);
  3. Seisso (Senso de limpeza, zelo pessoal da equipe de trabalho);
  4. Seiketsu (Senso de respeito, saúde, integridade);
  5. Shitsuke (Senso de auto-estima, autodisciplina, compromisso).

Interessante que a metodologia é composta por etapas, e com o significado de cada etapa, é perceptivo a importância de seguir tal ordem. Inicia-se com cuidados com os materiais, com o local de trabalho e arquivos descartáveis. A medida que vamos avançando as etapas, o cuidados são direcionados ao corpo da minha equipe, são direcionados aos recursos humanos da empresa.

Esta foi uma apresentação da metodologia 5S. Comentarei sobre a aplicação desta ferramenta. Espero despertar a curiosidade de alguns, Reforço a idéia, qualidade não é diferencial, é obrigação.

Até mais.

Camiseteria

Entry filed under: Estudos, FATEC, Gestão da Qualidade, Gestão de Negócios, Postura Profissional, Software, Tecnologia.

Cliente colaborativo Gestão da Qualidade: Ciclo PDCA

16 Comentários Add your own

  • 1. Artur de Assis Andrade  |  28, março 2007 às 1:04 am

    Parabéns pelo blog!

    Muito educativo!

    http://www.casasbahia.org

    Responder
  • 2. Victor de Souza Couto  |  28, março 2007 às 2:12 am

    Obrigado Artur!
    Espero que algum assunto neste blog tenha te interessado.
    Participe do blog, deixe opiinões, será construtivo.

    Até mais.

    Responder
  • 3. Jordana  |  5, abril 2007 às 4:21 pm

    Adorei seu blog.
    Tô fazendo uma pesquisa sobre 5s e estou achando o programa mt interessante.
    Parabén pelo blog´!!!!!!!

    Responder
  • 4. Victor de Souza Couto  |  5, abril 2007 às 4:41 pm

    Muito obrigado Jordana!!!
    Não sei se você conferiu meu outro post, onde deixei disponível um seminário que fiz sobre a ferramenta.
    Caso queira falar mais sobre o assunto, será um prazer. Além do mais estou estudando muito sobre essa matéria e percebi que é fundamental analisar opiniões diferentes.

    Até mais.

    Responder
  • 5. ludmila  |  12, abril 2007 às 7:07 pm

    Oi Adorei seu Blog…
    É dificil achar blogs com informações educativas q nem o seu!
    O programa 5s é muito interessante…
    Continue assim!!!
    *Parabéns!

    Responder
  • 6. Victor de Souza Couto  |  13, abril 2007 às 3:14 am

    Olá Ludmila,

    obrigado pela visita e pela opinião.
    Continue participando e conferindo outras matérias sobre Gestão de Negócios e Tecnologia.

    Com o tempo irei disponibilizando seminários que faço na faculdade. Estou implantando a metodologia 5S em uma empresa, com auxilio de outras ferramentas. Em breve prepararei um material com informações dessa experiência.

    Até mais.

    Responder
  • 7. maria Amelia  |  26, abril 2007 às 7:43 pm

    Tenho que fazer um trabalho na área da aude falando de qualidade $5s tem como me ajudar?

    Responder
  • 8. maria Amelia  |  26, abril 2007 às 7:47 pm

    Achei muito bom o seu trabalho é como se desenvolve gostaria muito
    de fazer o meu para apresentar no meu curso de enfermagem
    na area da saude .O seu foi o melhor que achei.

    Responder
  • 9. Victor de Souza Couto  |  26, abril 2007 às 8:43 pm

    Maria Amélia,

    fico grato pela sua opinião. Espero te ajudado a esclarecer dúvidas suas.

    Estou aberto a conversas. Se eu puder ajudá-la em algum aspecto.
    Estou implantando a prática 5S numa empresa de prestação de serviço. Num centro empresarial que tem como público alvo profissionais executivos. Muito interessante o processo de implantação. Não é fácil como a teoria, mas muito rico em liderança e comportamento corporativo. Saber trabalhar em equipe é essencial.

    Até mais Maria Amélia.

    Responder
  • 10. Cláudia Oliveira  |  18, setembro 2007 às 4:57 pm

    Victor,
    Achei mt legal seu blog e, gostaria de saber se vc me desse algumas dicas de onde encontrar artigo ou algo que falasse sobre a Evolução das Ferramentas de Gestão da Qualidade no mundo e no Brasil. Eu estou me formando em M.V e minha monografia terá como assunto a Elaboração do manual de Boas Práticas de Fabricação no setor de frios e laticínios em um supermercado no Rio de Janeiro e, já procurei em vários lugares e não encontrei nada ainda.
    Desde já agradeço,
    Cláudia Oliveira.

    Responder
  • 11. Gladston Muniz  |  29, janeiro 2008 às 4:02 am

    Gostaria de complementar esse assunto informando que tenho um produto (sistema) para controle e gestão do Programa 5S em uma empresa (via intranet/internet). Quem tiver interessado em conhecer algumas telas demonstrativas favor acessar o endereço http://www.interis.com.br/5S

    Qualquer coisa favor entrar em contato no telefone (27) 9945 6007 – Gladston Muniz

    “Estou aberto a parcerias para comercialização”

    Responder
  • 12. Victor de Souza Couto  |  30, janeiro 2008 às 2:45 am

    Olá Gladston,

    conferi as imagens e me parece uma ótima ferramenta.
    Continuarei analisando.

    Abraços

    Responder
  • 13. Vanessa Carolina  |  13, abril 2008 às 12:00 pm

    Tenho uma resenha pra entregar amanhã! Só descobri ontem e é sobre os 5S… Só não lembro de quem e se só tem esses daí! Mas já me ajudou! Hahahaha!
    Parabéns pelo Blog! Beijos e bom Domingo!!
    E boa sorte com o trabalho!

    Responder
  • 14. Juliana  |  17, outubro 2008 às 11:33 am

    Olá Parabéns pelo blog !
    Muito interessante e contagiante.
    Tenho 17 anos e estou fazendo curso no Senai de Logística, e usei seu blog como fonte de referência para a ferramenta “5S” .

    Beeijoss :DD

    Responder
  • 15. Fillipe Norton  |  5, maio 2010 às 2:15 am

    Parabens pelo texto. Estou fazendo uma pesquisa sobre a metodologia e me serviu bastante!
    Caso tenha mais materiais sobre 5S, por favor envie para meu e-mail!

    Obrg!

    Responder
  • 16. patricia  |  17, setembro 2012 às 6:21 pm

    isso,qualidade é tudo isso e muito mais!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

março 2007
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


