Blog dos estudantes que ocupam a reitoria da USP

5, junho 2007 at 4:24 am 5 comentários

Assisti ao programa DEBATE da Mtv, com alunos e professores representantes do movimento estudantil mais influente dos últimos tempos.

http://ocupacaousp.noblogs.org/

Vale conferir o blog, seguir informado sobre um dos assuntos que mais importa ao nosso país: educação de qualidade.

Em minha opinião, o movimento nasceu sem propósito partidário. Existe a defesa contra o decreto do governador Serra e contra a reforma universitária do presidente Lula. O que não pode acontecer é a falta de organização e gestão nas universidades públicas.

Sou graduando da FATEC-BS e sinto na pele a ausência de gestão. Fico triste pela pouca expressão estudantil em minha faculdade. Mesmo assim apoio a ocupação da reitoria, reforço que precisa conter cuidados, pois existe SIM os retardados mentais que aproveitam o motim para baderna. Foi relatado fatos de violência contra estudantes que são contrários ao movimento. Isso é algo que não pode acontecer, quanto ao resto, estou de acordo.

E um simples alerta, quando se defende festas no campi, não é para se instalar uma RAVE e sim para elaborar uma difusão cultural.

Já cansei de ver pessoas difundindo as idéia principal, relacionando as reinvindicações com interesses poucos produtivos. Não distorçam a realidade, nossa população é pobre de opinião, de crítica, de cultura.

Um abraço aos colegas da USP.

Entry filed under: Corporativismo, Estudos, FATEC, IME/USP, Responsabilidade Social.

Web 2.0: Plantas de escritório? Fluxograma? É com o Cumulate Draw Obrigado pela visita

5 Comentários Add your own

  • 1. Giu D.  |  7, junho 2007 às 1:49 am

    A mídia os deixou taxados como baderneiros ao meu ver. E confesso que a primeira vista cheguei a pensar isso, mas antes de qualquer conclusão, primeiro tenho que entender as razões dele.
    ”Agora já virou baderna” – ouvi muitos dizerem hoje.
    Ainda é um paradígma para mim a presença de partidos políticos em movimentos estudantis, me passa a impressão de manipulação, que estão manipulando os estudantes por alguma razão – lembrando de acontecimentos históricos envolvendo governo/estudantes, é lembrei do Collor, que a mídia o colocou no governo e a mídia o tirou.
    Espero que os estudantes manifestantes divulguem mais e melhor sua causa de todos os modos que puderem, para que pessoas como eu num distorçam opiniões com base em notícias distorcidas e/ou descabidas. Pois não quero pensar que aqueles estudantes estão lá para nada, só pra ”movimentar”.
    Tá aí o que eu acho…
    Flw, Victor! o/

    Responder
  • 2. Victor de Souza Couto  |  7, junho 2007 às 3:17 am

    Ae Giu,

    valeu pela opinião. E para reforçar, tenho visto ultimamente apenas pessoas de partidos de direita, acharem que esse movimento é influência partidária! Sempre os partidos de direita são os primeiros a jogar a hipótese no AR.
    Sinceramente eu não tenho partido algum. Estou procurando pesquisar antes de decretar destino ao meu precioso voto.
    Quem sempre foi de direita, e mais uma vez marcou presença em ataques pelas notícias, a revista VEJA taxou todo o movimento de baderna, e achou que aumentar estrutura para moradia dentro da faculdade é uma reinvindicação oportunista e de interesse que não influência na qualidade de ensino. BRINCADEIRA. Ridícula essa indagação. Quem vai a USP sabe que está se tornando uma FAVELA com a ausência de ampliação. E ainda sim falam que querem aumentar o acesso aos universitários. Me diga como fica o estudante que vem de longe, e não tem papai e mamãe para bancar uma moradia para o universitário?
    A pior de todas, foi taxar mais uma reinvindicação de oportunista, o requisito de ônibus circular funcionando aos domingos. Na boa, o campi é grande. Quero ver andar a pé do campus de FMUSP(não recordo se era bem esse) e vai até o FEA.
    Acho que esse movimento devia incentivar a opinião pública, tornar cidadãos mais críticos. Os decretos do Serra e a REFORMA universitária do Lula (aliás, o Lula adora uma reforma hein! Reforma Agrária, universitária, da casa dele, etc…) são propostas marketeras, ludibriando o povo brasileiro, que pouco corre atrás de informações para saber do que participa. Isso se extende a uma porção de coisas que acontecem nesse país.
    O ponto bom dessa história toda, que vejo pessoas cada vez mais novas mais interessadas sobre política, e em futuro próximo penso que teremos mais força, consciência, nível cultural e argumento para reinvindicar um destino de sucesso para o nosso país. Precisamos infrentar a corrupção, a negligência, a impunidade, a falta de respeito, a falta de consideração com o próximo, essa vontade de ganhar sobre as custas do vizinho,(são tantas coisas)…
    Mas ainda sim não perco a esperança, para isso fui educado, para isso continuo a estudar, para isso escolhi o caminho mais difícil de ganhar a vida!
    Espero em breve a consciência do povo brasileiro e se necessário iremos as ruas como caras pintadas, mas sem interferência da mídia.
    Luto pela ERA DA OPINIÃO PRÓPRIA E DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL!

    Até mais Giu. (foi um desabafo)

    Responder
  • 3. Silveira Neto  |  8, junho 2007 às 4:41 pm

    Sou da Universidade Federal do Ceará.
    Sou contra greves (no meu ver todas as pessoas devem ser contra as greves), sou a favor de aula, mas acima de tudo sou a favor da educação.
    O processo de lutar por uma universidade melhor, por uma educação melhor, passa por greves e ocupações.
    Eu não tenho dúvida que a USP se sairá fortalecida deste movimento. Se tornará uma universidade ainda melhor.
    Essa ocupação só mostra que os estudantes estão comprometidos com a universidade, só engrandece a USP.

    Responder
  • 4. Victor de Souza Couto  |  9, junho 2007 às 7:40 am

    Olá Silveira,

    assim como você, também não gosto de greves. Realmente atrapalha todo nosso calendário escolar. Passei por isso a pouco tempo.
    Mas infelizmente só irá repercutir e trazer sucesso caso seja feito algo impactante, ao contrário, infelizmente você fica a ver návios.
    Acredito que em um futuro próximo, colheremos soluções eficazes não só para educação, mas em outros quesitos importantes para qualquer nação.

    Até mais Silveira.

    Responder
  • 5. Carlos  |  14, junho 2007 às 12:16 am

    Muito dez o seu blog , se puderem visitar o meu também sobre regressão ,ficarei muito grato!! http://www.espacoauryn.com .
    Um grande abraço

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Most Recent Posts


