Debian 4.0

22, junho 2007 at 1:51 am 1 comentário

Post de hoje é sobre Linux com caráter auto-estudo. Não conheço muito sobre o assunto mas tenho vontade de me aperfeiçoar. Por isso postarei para o incentivo, participação e contribuição de colegas, para sempre esclarecermos mais dúvidas.

Quando li a matéria na INFO Exame do mês de Junho, não podia deixar passar a oportunidade. Ainda mais que como já dito, sou um pouco leigo no assunto e quero aprender a mexer no mais promissor sistema operacional.

A distribuição Debian 4.0 GNU/Linux foi feita sob medida para usuários avançados, que gostam de programar e estão na área de TI a um bom tempo. O Debian 4.0 vem com uma coleção de aproximadamente 19 mil pacotes, o que facilita encontrar softwares, aplicativos, tutoriais, IDE’s, entre outras ferramentas para desenvolver. Grande diferença para o Ubuntu, onde acredito que não venha preparada, ou pelo menos não na versão básica, para desenvolvedores e para usuários avançados. O Ubuntu é realmente voltado ao público usuário inicial, mas também um fantástico sistema operacional.

A INFO Exame destrinchou o Debian 4.0 em 5 destaques. Citou sobre a instalação, a interface, a super-coleção, os servidores e o desktop.

  • Instalação: processo similar como todas as outras distribuições. Diga-se de passagem que um pouco complicada, podendo causar complicações para alguns usuários sem muita experiência. O pessoal da INFOlab chegou a achar que o S.O. não tinha instalação com interface gráfica, mas os INFOhackers fuçaram muito e descobriram que era necessário a inserção de um código secreto. Quando se insere o DVD de instalação, vem em seguinte uma mensagem, em inglês:”Pressione F1 para ajuda ou Enter para a inicialização.”, neste momento é necessário digitar a senha expertgui.
  • Interface: o Debian logo assumiu a interface GNOME, a mesma do Ubuntu. Constataram que o Debian tem uma característica para trabalhar com servidores, e não economiza em sua gama de aplicativos. Tem redundância de softwares. Dois browsers, por exemplo. Em minha opinião isso não é nada ruim. 😉
  • Super-coleção: só para lembrar os usuários de Linux, o Debian é a distribuição de maior coleção de pacotes: quase 19 mil.
  • Servidores: dá inveja para outros S.O.’s quando o assunto é software para servidor: internet, rede local, banco de dados, linguagens… Divirta-se no Synaptic! 😉
  • Desktop: apenas uma referência, o Ubuntu até a versão 6.0 não tocava arquivos mp3, o que já é possível no Debian 4.0 . Fora a vasta opção de codecs para multimídia disponível.

Fonte: INFO Exame.

Sem mais galera.

Anúncios

Entry filed under: CEFET, Estudos, FATEC, Linux, Software, Software Livre, Tecnologia.

Obrigado pela visita Nagios: Gerenciamento de redes

1 Comentário Add your own

  • 1. Ricardo Ludwig  |  15, julho 2007 às 3:17 pm

    Alguns observações:

    Instalação: Desconheço esse problema sobre a instalação a partir da interface gráfica, comigo o método gráfico iniciou sem que eu precisasse passar qualquer parâmetro.
    A opção expertgui é um dos parâmetros de inicialização para o modo expert de instalação.

    Interface: O Debian já em suas versões anteriores utiliza o Gnome como interface gráfica em sua instalação padrão.

    Navegadores: Mais interessante que comentar o fato dos dois navegadores é seria dizer que um deles é o Iceweasel 2.0 uma versão totalmente GNU do Firefox 2.0.
    Consulte essa nota no

    Dicas-l
    , não sei se já conhece esse site mas ele é a grande referência do Linux no Brasil.

    Abçs!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: