Pesquisa: Frameworks para desenvolvimento Java – Parte 2

14, fevereiro 2008 at 3:09 am 3 comentários

Dando mais um passo sobre pesquisas sobre Frameworks. Fiz várias leituras e encontrei muita influência sobre arquitetura de software MVC: Model-View-Controller. Muitos frameworks preparados para desenvolvimento seguindo esse tipo de arquitetura.

Estou iniciando uma pesquisa mais profunda, com testes e desenvolvimento de exemplos. Estou iniciando no desenvolvimento de J2EE e essa experiência está sendo imprescindível.

Seguindo a arquitetura MVC, para a camada CONTROLLER percebi muita utilização do framework Struts. Nesta camada se encontram as Servlets responsável pela gerência de requisições de quem deve executar determinadas tarefas.

Na camada VIEW é bastante frequente a utilização do Velocity, alternando soluções JSP, responsável pela apresentação de informações dinâmicas na web.

Por final, na camada MODEL está muito presente a utilização do Hibernate, responsável pelas classes que representam suas entidades e as que o ajudam a armazenar e buscar dados.

Penso que esses não são os únicos frameworks bem utilizados. Caso alguém conheça outras soluções, comentem aí!

Abraços

Entry filed under: FATEC, Framework, JAVA, Software Livre, Tecnologia.

Pesquisa: Frameworks para desenvolvimento Java Obrigado pela visita

3 Comentários Add your own

  • 1. Gustavo  |  27, fevereiro 2008 às 1:18 pm

    Opa, blz cara,

    estava pesquisando sobre framework e achei o seu blog, achei mto interessante, tb estou pensando em pesquizar sobre o assunto nesse ano, estou no ultimo ano de faculdade e meu projeto será um framework para aplicações java web.
    gostaria de compartilhar informações com vc, pois pelo que parece, vc está mais aprofundado na pesquisa. se puder me passar seu e-mail ou msn pra gente poder conversar ficaria grato.

    obrigado

    Responder
  • 2. Victor de Souza Couto  |  27, fevereiro 2008 às 2:40 pm

    Olá Gustavo,

    Podemos então manter contato por este e-mail (victor.souto@uol.com.br) e pelo blog mesmo.
    Hoje estou estudando um projeto de teste web, com JSP e Servlets próprios. Ainda estou começando e estou apanhando para montar o ambiente de desenvolvimento. HAHAHA
    Estou usando distro Linux Fedora 8 + Eclipse Europa + Tomcat 6.x .
    Ainda não tenho os 3 elementos funcionando perfeitamente para iniciar o projeto web. Para ser mais exato o Tomcat ainda não está 100%. Estou quase lá.

    Até mais.

    Responder
  • 3. renato  |  12, maio 2011 às 3:30 am

    cara seam da jboss….
    combina varios frameworks utiliza noçoes de tiles, sua ultima versao trabalha com jsf 2.0 e possu um kickstart muito bem feito… o eclipse helios vem com menos bugs que o europa, quando se tratando de jsf/jsp, muitas vezes o europa trava por motivos desconhecidos ou até mesmo quando copiamos trecho de codigo…
    o servidor da red hat trabalha de maneira exelente junto ao seam e dentro o linux ainda cada deploy dura menos de 8 segundos, quando feito tunnng para aplicaçoes pesadas, possui gerenciamento de chats assincronos, sms e emails. simplesmente bom, nao otimo…. mas qual seria….

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2008
S T Q Q S S D
« jan   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

Most Recent Posts


